Skip to main content

GUIÕES – o 1º Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa

imagen

 

Já são conhecidos os 10 finalistas do GUIÕES – o 1º Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa -, numa primeira edição que se afirma já como um verdadeiro sucesso internacional sem precedentes no universo dos guionistas de Língua Portuguesa.
Com mais de 18 mil visualizações desde Agosto passado (data do seu lançamento), o website do GUIÕES tornou-se numa das principais plataformas online dos criativos cinematográficos de Língua Portuguesa, fenómeno que será potenciado nas próximas semanas com a inauguração da GUIOTECA – uma pioneira base de dados de guiões cinematográficos de Língua Portuguesa.
A 1ª edição deste festival, aberta a submissões de guiões de longa-metragem em Língua Portuguesa, contou com um total de 281 candidaturas, sendo a larga maioria proveniente do Brasil (80%), seguido de Portugal (17%) e Angola (2%) como países mais representados no concurso.
Os 10 finalistas que irão participar na cerimónia do festival, que irá decorrer no próximo dia 22 de Novembro de 2014 nos Paços da Cultura de São João da Madeira, estão assim habilitados a vencer 1000 EUR do Prémio Oliva Creative Factory, entre outros entusiasmantes prémios para a actividade de escrita cinematográfica, tais como cursos gratuitos, softwares de escrita de guião ou livros de guionismo.
programa do evento contará com uma palestra de João de Mancelos, autor de “Manual do Guionismo”, bem como uma apresentação pública do Programa Europa Criativa por Manuel Claro – responsável do Subprograma MEDIA, Centro de Informação Europa Criativa – e um debate sobre a criação cinematográfica de Língua Portuguesa com a participação de profissionais com reconhecido mérito na indústria, tais como Tiago R. Santos, guionista de filmes como “Callgirl”, “A Bela e o Paparazzo” ou “Os Gatos Não Têm Vertigens”, e Telmo Martins, realizador de “Um Funeral À Chuva” e da série “Sal”, entre outros nomes dignos de registo.
A cerimónia contará com a participação de inúmeros representantes da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa e pretende afirmar-se já desde esta primeiríssima edição como um dos principais hubs criativos do mundo do cinema em Língua Portuguesa, através da promoção de várias sessões de pitching de projectos cinematográficos e da criação de laços comerciais para desenvolvimento de novos projectos com os principais decisores da criação cinematográfica em Língua Portuguesa.
Eis a lista de finalistas:
1. “O Homem Descalço”, de Camila Agustini (BR)
2. “Por Toda a Vida, Carolina”, de Leandro Franz (BR)
3. “Bonnie Bonita”, de Daniel Barosa (BR)
4. “Uma Vida Sublime”, de Luís Diogo (PT)
5. “Perfídia”, de Larissa Curi (BR)
6. “Os Vampiros”, de Filipe Melo (PT)
7. “Elon Rabin Não Acredita na Morte”, de Diego Hoefel, Ricardo Alves Jr. e João Salaviza (BR/PT)
8. “Porto das Almas”, de Luís Tortoro (BR)
9. “Janela de Sankofa”, de Gustavo Carvalho (BR)
10. “Apnéia”, de Felipe Sabugosa (BR)
 
Mais informações em www.guioes.com

Comentários