Skip to main content

Petrobras 60 anos – O Filme

Petrobras 60 anos 3 outubro (01)

Contada de trás para frente, dos dias de hoje até a passeata que originou a fundação da empresa na década de 50, a história da Petrobras se mistura a história do país. Com o filme de dois minutos, que comemora a fundação da companhia, a Petrobras mostra em sua campanha a trajetória da empresa contando essa história de uma maneira cinematográfica, com o tema: Essa história foi inspirada em você.

Por começar com a história recente, a campanha apresenta o Pré-sal com imagens que mostram toda a complexidade do trabalho da companhia. Já para o grand finale do filme, quando é mostrada a passeata do movimento “O Petróleo é Nosso”, foi gravada uma reconstituição da época, gravada em São Paulo com cerca de 40 figurantes.

“A Petrobras é uma empresa única e teve sua criação inspirada em um movimento popular. Vamos mostrar a história dos desafios da companhia, do pré-sal ao movimento O Petróleo é Nosso. Para fazer esse filme fizemos uma grande pesquisa de imagens e sons de época. No fim, vamos mostrar um funcionário, um petroleiro, testemunha ocular de toda a história da companhia, representando o espírito da empresa e a certeza de que vale a pena lutar pelos nossos ideais” conta Flavio Medeiros, diretor de criação da campanha.

O filme faz parte do projeto de conteúdo “A Origem da Inspiração”, que apresentará mais quatro episódios que usam narrativa de cinema para contar histórias de brasileiros inspiradores. Os episódios foram dirigidos por quatro cineastas premiados da nova geração e poderão ser vistos em quase 500 salas de cinema em todo Brasil. Os diretores Juliana Rojas, Anna Azevedo, Álvaro Furloni e Aly Muritiba assinam os episódios. A campanha impressa também usa a mesma linguagem.

“Tanto anúncio quanto mídia exterior foram criados como peças de lançamento de um grande filme, de uma grande trajetória. É bom participar de uma campanha completa quanto essa. Poder contar várias histórias, usando várias linguagens e narrativas foi um aprendizado. A gente conheceu brasileiros que não têm medo do desafio, que são exemplos de inspiração. Brasileiros como aqueles que estavam na ruas, nos anos 50, brigando pelo petróleo do pais”, conclui Medeiros.

Ficha técnica:
Direção de Criação: Flávio Medeiros, Ercílio Tranjan, Luis Christello
Direção de arte: Rafael Pfatzgraff, Fernando Maciel, Luis Christello, Fabio Machado
Redação: Paula Campos, Ercílio Tranjan, Flávio Medeiros
RTV e Art Buyer: Vanessa Arruda
Produção Gráfica: Alexandre Godinho
Finalização: Fábio Machado, Carlos Pacheco
Midia: Marilene Fernandes, Lena Almeida, Samantha Rodrigues, Jussara Barbosa, Mauro Santos, Felipe Novaes
Atendimento: Leticia Machado, Fabiana Bessa e Flavia Cotrim
Planejamento: Carla Alzamora e Eric Eustáquio
Produtora dos Filmes: BossaNovaFilms, Alquimistas
Produtoras de Áudio: Sonido, Corda Toda
Aprovação: Wilson Santarosa, Luis Fernando Maia Nery, Gustavo Ferro.

Comentários

Um comentário em “Petrobras 60 anos – O Filme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *